METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA


As Orientações curriculares para o Ensino Médio apontam diretrizes para a prática pedagógica. Entre elas, estão os objetivos referentes ao trabalho do professor de língua materna. Leia-os, com atenção, e analise cada objetivo descrito.

 

I. Permitir aos alunos estabelecerem relações concretas entre os conteúdos trabalhados e a realidade em que eles vivem.

 

II. Oportunizar aos alunos o acesso ao estudo das variantes linguísticas, entre elas a norma culta, para saber utilizá-las nas situações de interação social.

 

III. Proporcionar aos alunos um avanço nos estudos da linguagem, com condições para retroagirem no aprimoramento profissional.

 

IV. Possibilitar aos alunos uma ligação entre os conceitos com os quais trabalha em sala de aula e a prática social.

 

V. Assegurar uma educação como meio de preparar os alunos para o trabalho, possibilitando-lhes a inserção social cidadã. 

 

Estão coerentes com as Orientações Curriculares os objetivos:


I, II, IV e V, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


II, III e V, apenas.


III, IV e V, apenas.


I, II, III e V, apenas.

Leia, com atenção, as afirmações, a seguir, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

I- Cada tipo de gramática (normativa, descritiva, de usos, entre outras) possui uma forma diferente de abordar o estudo de uma língua. (    )

 

II- As atividades elaboradas pelo professor devem levar em conta os vários tipos de gramática, e não apenas a gramática normativa. (    )

 

III- Para que uma aula de produção de texto seja bem planejada, o professor deverá adotar somente os tipos de texto como a unidade básica de ensino. (    )

IV- Para que a redação não se torne uma atividade monótona e sem proveito, pode-se oportunizar, aos alunos, a chance de corrigirem o próprio texto e reescreverem-no. (    )

 

V- No Ensino Fundamental, os modelos de leitura a serem adotados devem ser aqueles que se apoiam na linguagem enquanto instrumento de comunicação. (    )

 

Assinale a alternativa correspondente à sequência CORRETA.


V – F – V – F – V 


V – V – V – F – F


F – F – F – V – V


F – V – F – V – V 


V – V – F – V – F 

De acordo com seus estudos, é muito importante para a prática docente, a escolha de um dos métodos de ensino de língua estrangeira, aliando dois ou mais métodos de ensino, conforme a necessidade de aprendizagem dos alunos. Diante dessa constatação, é CORRETO afirmar que:


Tanto o processo de aprender quanto o de ensinar estão emaranhados e ambos envolvem fatores afetivos, sociais, econômicos, não sendo relevantes o conhecimento de mundo e os interesses dos nossos alunos.


É importante que os professores ofereçam um ambiente de aprendizagem seguro, que tratem o ensino-aprendizagem da língua como um processo individual e que não utilizem uma metodologia adequada.


Não há um método único que cubra as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o estudo de uma língua estrangeira. É importante observar as características de seu grupo.


O professor sempre consegue adaptar sua aula pedagógica ao que o método propõe.


Sempre há uma fórmula mágica para ensinar, para isso, é importante não fazer uma combinação de métodos, considerando sempre, o nível de aprendizagem que os alunos estão.

É importante que o educador tenha conhecimento das várias abordagens e métodos que nortearam o processo de ensino-aprendizagem, para que possa assumir uma postura equilibrada, embasada em princípios estabelecidos e coerentes. Um dos fatores essenciais à boa conduta desse processo da língua estrangeira é a preparação da aula. Assim, de acordo com seus estudos metodológicos, ao planejar suas aulas, o professor:


Não deve se preocupar em dosar a aplicação das atividades e o tempo gasto na realização das mesmas, pois os interesses dos aprendizes são diferentes.


Deve preparar mais atividades que o necessário e, selecionar, previamente, conteúdos que possam ser sacrificados, dosando estas atividades e envolvendo todos os alunos na realização das mesmas.


Deve apenas dominar o idioma. O preparo pedagógico não é tão importante para que ele atenda às necessidades de seu educando, sobretudo aquele da educação básica.


Deve ter critérios na escolha do livro didático, pois ele é muito relevante, sendo a garantia da aprendizagem do aluno.


Não deve fazer uso de três fontes: gravuras, histórias e jogos, porque prêmios e pequenas recompensas não ajudam na motivação e interesse dos alunos no aprendizado; é mais uma maneira do professor “enrolar” a aula sem planejamento.

Veja o depoimento de Wegner sobre a professora que mudou sua vida: 

“[...] Ela me alfabetizou e, por consequência, me mostrou o maravilhoso mundo das letras, das palavras, e da imaginação.
Ela foi o canal de conexão entre uma simples menina e o maravilhoso mundo dos livros. Me ensinou a sonhar e viajar por entre as páginas mais diversas. Hoje, sou inteiramente grata a ela, porque é por causa dela que tenho essa interminável paixão por meus livros e posso viajar, descobrir e conhecer novos mundos.” (Gabriela Wegner)

                         (Fonte: BLOG da companhia. Acesso em: 29 ago 2016)

Considerando seus estudos, julgue as afirmativas a seguir.

1. A polissemia do texto literário deve ser explorada nos livros e pelo professor, pois ela possibilita múltiplas interpretações, ancoradas no texto.

2. É fundamental enfatizar tanto a individualidade, quanto a coletividade, oportunizando momentos em que os alunos discutam sobre suas leituras.

3. A Literatura, antes de ser fonte de conhecimento, possibilita ao leitor a fruição. Tanto o livro, quanto o professor devem explorar essa dimensão literária.

4. A concentração é necessária ao educando para que possa abstrair do texto literário seus variados sentidos. Nessa perspectiva, o professor deve oportunizar momentos propícios à leitura silenciosa. 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:


1, 2, 3


1 e 2


1, 2, 3, 4


1 e 4


1 e 3

Analise a afirmação a seguir. 

 

A aquisição do conhecimento depende de um processo que envolve a interação entre um sujeito e um objeto, isto é, entre um indivíduo e o seu meio social”.

 

Essa afirmação se refere à Metodologia:


de projetos.


não diretiva.


relacional.


não relacional.


diretiva.

Leia as afirmações a seguir, sobre a literatura no Ensino Médio e escreva F (falso) ou V (verdadeiro). 

1. No Ensino Médio, é possível ampliar o desejo dos jovens que leem por prazer, pois o trabalho do professor pode possibilitar o exercício de liberdade literária e, com ele, o gosto pela leitura e pela escrita. (    )

2. Os métodos adotados pelo professor precisam ser variados, pois há valores e princípios educacionais dos quais a escola de hoje não pode abrir mão: identidade pessoal e cultural, autonomia, socialização, interação, pensamento crítico, criativo e humanista. (    )

3. No Ensino Médio, a escolarização da literatura relaciona-se a várias instâncias, que vão desde o espaço dos livros na sala de aula ou na biblioteca à seleção dos títulos oferecidos nos processos seletivos para ingresso em universidades, além do tempo dedicado a certos rituais semanais de contato com o livro didático adotado para a série. (    )

A sequência correta encontrada é:


F, V, V


V, V, V


V, V, F


V, F, V


V, F, F

Fatores linguísticos, culturais, ideológicos, por exemplo, contribuem para modular a relação do leitor com o texto, num arco extenso que pode ir desde a rejeição ou incompreensão mais absoluta até a adesão incondicional. Também conta a familiaridade que o leitor tem com o gênero literário, que igualmente pode regular o grau de exigência e de ingenuidade, de afastamento ou aproximação.

BRASIL. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006, v.1, p. 68.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que os professores


devem adotar, no ensino médio,  metodologias que privilegiem a história da literatura, porque é um conteúdo que deve ser compreendido em vista da proximidade do vestibular.


devem privilegiar,  no ensino médio,  o estudo de clássicos da literatura estrangeira,  a fim de preparar os alunos para o ingresso na universidade.


devem enfatizar o estudo das obras que se ajustam às necessidades programáticas curriculares, dando ênfase à função didático-pedagógica da literatura.


devem adotar, no ensino médio,  obras literárias tendo como referência o conteúdo programático a ser ministrado, favorecendo a aprendizagem necessária para o ingresso na universidade.


devem adotar metodologias que privilegiem o contato direto com o texto literário estabelecendo relações com outras áreas do conhecimento e com outros códigos e linguagens. 

A pintura é uma forma de arte e faz parte da vida do ser humano desde o Renascimento. Abaixo podemos ver retratada “A última ceia”, de Leonardo da Vinci. Observe-a. 

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/imagem/ar000001.jpg

Assinale a única alternativa que não condiz com a obra de Leonardo.


A imagem sugere que Jesus acabara de revelar aos seus apóstolos que um deles iria traí-lo.


O pintor consegue representar as reações físicas e emocionais mais profundas com uma perfeição espetacular.


A obra de Da Vinci é criticada porque infelizmente ele não soube captar as mais diversificadas reações psicológicas humanas nos rostos dos apóstolos.


Mesmo representando um momento intenso expresso na Bíblia, Da Vinci retrata o rosto de Cristo expressando calma e serenidade.


Se observarmos os detalhes dos personagens, podemos ver que há tranquilidade e uma certa melancolia na expressão de Jesus, que mantém a cabeça pendendo para o lado do coração, enquanto seus apóstolos demonstram inquietação e questionamento.

Faz-se necessário compreender o significado e a distinção entre os termos aprendizagem e aquisição.  De acordo com seus estudos, analise as seguintes proposições que caracterizam esses termos:

 

I) O termo aprendizagem se refere às normas de aplicação dos pressupostos da abordagem. Aquisição é um termo mais restrito e que significa um simples procedimento sistemático usado em sala de aula, visando uma determinada prática com um objetivo específico.

 

II) O termo aprendizagem é utilizado para se referir ao estudo consciente e formal de uma língua estrangeira. O termo aquisição é utilizado para se referir ao desenvolvimento de uma segunda língua em situações reais de exposição a ela.

 

III) A aprendizagem se dá quando a comunidade local não utiliza uma língua estudada em sala de aula. O estudo da aquisição se dá quando uma língua é utilizada também fora de sala de aula pela comunidade local.

 

Após a análise dessas proposições, é possível afirmar que:


apenas a II está correta.


II e III estão corretas.


apenas a I está correta.


I e II estão corretas.


apenas a III está correta.

Páginas: 123456789